sexta-feira, 28 de maio de 2010
BÍBLIA TEM QUE GERAR VIDA
Bem, semana passada me senti fraco, como se todo o meu esforço, não só o meu, mas de todos os teólogos , que se sentem engajados na luta contra uma lepra que destrói a intelectualidade dos cristãos em pleno o sec. XXI, dentro de nossas igrejas, o fundamentalismo.
O fundamentalismo religioso se apropria da verdade bíblica, engessando a interpretação e parando no tempo, o fundamentalismo cria dogmas encima dos ensinamentos bíblicos, mas não se propõem a revê-los, e outra, agora a bíblia ficou sujeita aos dogmas, as interpretações bíblicas tem que responder os dogmas, e não os dogmas serem revistos a partir do texto bíblico.
Fui e sou membro da Assembléia de Deus, sempre cantei em grupo de jovens, nunca li muito o novo testamento, sempre gostei do velho.
Mas enfim nunca gostei de ir a escolas dominicais, por que gosto de debates sadios, de ver o ponto de vista do outro pensamento Cristão, mas sempre foi-se discutido superficialmente os assuntos nas escolas dominicais e com base somente nos dogmas, onde nem eles mesmos sabem de onde vem ? Como surgiu? Não indo no cerne do assunto, a discussão nunca parte deste pressuposto abrirei aspas.
" Quando foi escrito o texto, por que foi escrito e pra quem foi escrito”, mas achavam que estavam discutindo os princípios eternos da palavra de Deus, mas não o estavam discutindo, antes tentam responder os princípios limitados de nossos dogmas que foram criados para responder uma época em que a igreja precisava de tal resposta, hoje as questões são mais abrangentes e continuam dando as mesmas respostas.
Mas a verdade é que a realidade muda, o mundo muda, então por que eu tenho que da as mesmas respostas para os problemas do mundo, ai a igreja continua dando respostas dignas de gargalhadas para certos assuntos.
Em fim é inacreditável como os crentes bitolados, tem respostas que beiram a infantilidade, que beiram ao suicídio mental, o pior e que essa maneira de colocar o dogma acima dos princípios eternos bíblicos aconteceram na maioria das igrejas evangélicas que passei, querer aplicar um texto que está em um contexto, que não tem nada haver com o nossos dias, e querendo dar as mesmas respostas, a problemas que já não são os mesmos.
Percebo o quão e fácil aplicar respostas prontas, sem um mínimo de sensibilidade, ou afinco em rever de onde veio tal pensamento e por que surgiu o mesmo, uma preguiça, desleixo, comodismo, se esconde atrás desses dogmas aplicados por instituições, onde se tem lideres eclesiásticos que são semi-analfabetos, aonde multidões são guiadas por cegos.
Fomos ensinados que o importante e seguir a bíblia.
Um pastor foi alvo de uma reportagem no fantástico, onde o mesmo tem relações sexuais com a esposa de um membro, onde a mesma diz ter tido um visão, revelação para ter um filho com o pastor, onde esposa e esposo se sentiram compungidos a fazerem a suposta vontade de Deus, onde ele pastor se baseia na bíblia em Oseías capitulo 3 onde diz:
1- E o SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem os bolos de uvas.
O pastor sem preparo, nem estamos falando em nível teológico, mas o pastor comete um assassinato a língua portuguesa, ele o pastor lê a palavra adultera sem o assento agudo na vogal u, onde se altera a pronuncia da palavra, e o infeliz ainda pede que alguém prove a ele do contrario, meu Deus onde chegamos !
Ao longo do tempo, ha história do cristianismo, foi marcada por banhos de sangue, é bem capaz de se torcermos o velho testamento ele sair sangue, as guerras santas, guerras em nome de Deus.
Propomos uma nova ótica a leitura bíblica, da seguinte forma, que ela passe pela pessoa de Jesus, ate então tínhamos, uma imagem de Deus, pistas sobre Deus, mas em Jesus temos Deus, a revelação de Deus ao homem.
Pois bem comecei falando sobre semana passada, retomaremos, eu e um grupo de pessoas estavamos discutindo sobre algumas questões da igreja, tal como homossexualismo, aborto, e chegamos no casamento a saber separação onde um disse:
-- Casou tem que viver junto pra sempre, essa e a vontade de Deus.
Bem ai fiz uma pergunta:
-- Se uma esposa é espancada, por seu marido alcoólatra todos os dias, então ela tem que viver com ele? Essa é a vontade de Deus pra ela?
Eis a reposta:
-- Se ela casou com ele tem que viver pra sempre com ele, por que a bíblia diz que só pode separar por causa de adultério.
As pessoas assumem para si a bíblia como lei que tem que ser seguida, acima de qualquer coisa.
Talvez esse seja o lado mais negro da religião, colocar o texto a religião acima de qualquer coisa, ate mesmo acima da vida.
Um texto clássico onde vemos o Rabbi Jesus, que quer dizer mestre, No Judaísmo, Rabino é um título usado para distinguir aquele que ensina, aquele que tem a autoridade dos doutores da Torá ou aquele apontado pelos líderes religiosos da comunidade.
Quando o Rabino Jesus, tendo o testemunho de João Batista e o Espírito santo, como aqueles que dão autoridade para sua interpretação da lei, no texto da mulher adúltera (João 8), os escriba compiladores dos livros sagrados, e os fasizeus doutores da lei, perguntam a Jesus e o chamam de mestre reconhecem seu titolo, talvez estivessem perguntando ate com certa ironia, e o Rabbi que faz a observação a interpretação da lei.
Neste texto e colocada claramente duas coisas, um como contra ponto da outra, primeiro a lei de Moises, e segundo a vida da mulher.
Jesus respodende:
-- Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.
Jesus faz sua escolha, entre a lei e a vida, ele fica com a vida, e os escribas e fariseus tem que dar mão a palmatória por que a observação dele sobre a lei foi perfeita.
-- A bíblia não e maior que a vida disse no dialogo, entre o texto e a vida eu fico com Jesus que escolheu a vida.
O apostolo Paulo diz aos romanos que os mandamentos foram destinados a produzir vida, mas a minha interpretação e que gera morte, e a interpretação de Jesus sobre o texto, a lei que gera a religião tem que gerar vida e não a morte.
Ainda sim depois dessas palavras, fui obrigado a ouvir que mais o importante ainda é seguir a bíblia.
Me senti inútil, de nada adiantou meu esforço não consegui trazer luz ao assunto.
INDICAÇÃO:LIVRO, A PIEDADE PERVERTIDA, AUTOR RICARDO QUADROS GOUVEA.
GRAÇA E PAZ KEIKER OLIVEIRA.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
Sei quem sou ?
Pra mim ( Leonardo Pessoa), sou a exceção, o coadjuvante, O Pancho vila, o Robin, o Silas que apanha que é preso mais não aparece. Mas eu não quero ser assim, prefiro ser assim, não sonho em benção ministeriais acredito que meu ministério seja este mesmo, daqueles que não tiveram seus nomes escritos no livro.
Não tenho problemas de identidade, sei quem eu sou, só Prezo por um lugar onde meu filho tenha orgulho de ir, um lugar onde eu tenha alegria de anunciar e saber que fiz parte deste lugar, mesmo que ninguém saiba.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Restitui
Como Zaqueu
Os publicanos eram coletores de impostos, mal vistos pelo povo, título tradicional de homens, em cada localidade, empregados do governo romano para cobrarem impostos do povo.
Como trabalhavam para os romanos e muitas vezes faziam cobranças extorsivas, passaram a ter má reputação, sendo geralmente odiados e considerados traidores.
Eram considerados proscritos pela sociedade da época.
Não podiam servir de testemunhas ou juízes, sendo excluídos da sinagoga. Aos olhos da comunidade judaica, essa desonra estendia-se até suas famílias. (fonte: NVI).
No entanto nas suas atitudes relatadas nas escrituras fica explícita a disposição em arrependerem-se: alguns iam ao encontro de João Batista se batizavam.
Outros procuravam conhecer a Jesus. Neste aspecto um personagem marcante foi Zaqueu, o chefe dos publicanos, caso descrito em Lucas 19:1 a 9.
Nossa já perdi a conta de quantas vezes ouvi e vi pessoas cantando um hino muito famoso, que diz :
-- Restitui eu quero de volta o que é meu.
Esta frase, o inicio do refrão, é dirigida como um clamor, uma oração a Deus, e que não reflete em nada a oração a qual Jesus ensinou a seus discípulos, que e:
-- Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o teu nome.
Aprendemos ao se dirigirmos a Deus, ou a uma divindade, deve ser iniciar-se com reverencia, bendizendo suas qualidades, em todo tipo de religião quando ao se aproximar-se de uma divindade, deve-se realizar esse ato com reverencia, com respeito, a um Deus toma-se o cuidado na ora de falarmos com ele, ora Deus está acima de nos, Deus é todo poderoso se reflete a Deus, a imagem do rei, na presença dele, não se pode entrar de qualquer maneira, para falar com ele se pede permição.
Mas quando oramos a Deus, oramos através de Jesus, o Deus que se encarnou, que se fez homens, que rasgou o véu do templo, dando acesso a qualquer pessoa ter acesso o supremo Rei.
A oração que nos fazemos, a maneira como falamos e dirigimos nossas orações, nossas colocações verbais, revelam qual a imagem de Deus que eu tenho, na oração que Jesus ensina Deus é pai “Pai nosso que estais no céu”, outra dimensão é que Deus é Rei “ vem a nos o teu Reino”.
Ouço com bons ouvidos, muitas oração feitas a Deus como ele sendo amigo, confidente, companheiro, é uma nova dimensão da oração, não estou entrando em um palácio, tomando cuidado ao falar com rei, o cuidada que hoje tenho para falar é por que é meu amigo, companheiro e confidente Jesus, com meu amigo Jesus eu sou verdadeiro, sincero, jamais o magoarei com as minhas palavras, e jamais usarei sua amizade para me alto promover.
O que você faria, quando soubesse que tem um amigo querendo levar vantagens na vida, por ser seu amigo?
Querendo arrumar um emprego por que e seu amigo.
Querendo passar no vestibular.
Querendo ganhas causas na justiça por que e seu amigo.
Querendo arrumar namoradas por que é seu amigo.
Mas a uma outra maneira de se dirigir a uma divindade, é se aproximando dela apanas por que me trará beneficio, como já refletimos anteriormente.
Deus por ninguem é usado, manipulado.
Deus é, faz oque quer, age por vontade propria.
Essa oração não e para Deus, é para um idolo, uma imagem que eu criei de Deus, mas sabemos que um idolo nada é, ao se dirigirmos a ele, estamos lançando palavras ao vento.
Quando ouço a oração desta canção, “ restitui eu quero de volta o que é meu”, me lembro de zaqueu, da atitude de Zaqueu.
É ensinado as pessoas que agora que você serve a Deus, você tem direitos, e que o primeiro passo na sua vida e restauração de tudo.
Quero refletir, o que Deus nos deve?
Ja não nos deu a vida? O folego?
Ja não nos salvou? De graça?
Mas quando lemos a biblia e a intepretamos apartir de Jesus, da salvação em Jesus, vemos a atitude de Zaqueu quando tem um encontro com Jesus.
Quero ousar em dizer que quem tem um encontro real com jesus, não pede restituição.
Quem tem um encontro real com Jesus restitui para a vida do proximo, com o melhor que ele tem.
Assiom como fez Zaqueu.
Keiker Oliveira Graça e Paz a todos.
www.webartigos.com
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Sem Atalhos
A tentação de Cristo parte III. MT 4.
Sem atalhos.
Pois bem chegamos à reta final de nossa reflexão sobre as tentações de Cristo.
Falamos quanto o diabo lhe pede para transformar pedras em pães.
Quando Jesus e conduzido ao pináculo do templo, o diabo lhe pede para se jogar laje abaixo.
Entremos pois agora na ultima tentação, onde o diabo o leva ao topo do mundo e lhe mostra todos os reinos e suas riquezas, e faz a proposta se prostrado me adorares, tudo te darei.
A religião se inicia na trajetória humana por causa do medo.
Os relâmpagos, o fogo, a seca, as enchentes, os fenômenos naturais, que ate então não se achava explicações, hoje após a evolução humana temos respostas, tanto na física, química, biologia, matemática, etc. mistérios que ate então eram atribuídos a Deus, hoje sabemos que tais fenômenos não tem nada haver com deuses, mas como Deus assim organizou a natureza.
As pessoas com medo dos relâmpagos, secas, enchentes, e ate mesmo por falta dos mesmos, pois o plantio depende das chuvas, vejamos pois o Egito antigo que dependia das cheias do Nilo para o plantio prospero, a religião surge como resposta ao medo e manipulação dessas divindades.
Para que não falte, por exemplo, chuva, por que se faltar chuva não há plantio, os animais morrem por causa da seca, eu tenho que agradar essa divindade que não é São Pedro, para que não falte chuva eu ofereço parte de minha colheita produção para agradar essa divindade, para que sempre haja chuva, surge à religião do medo que tenta manipular as divindades, surgiu assim o paganismo.
Vemos no mundo antigo que religiões, para agradar essas divindades povos entregam até seus filhos em sacrifício, em Genesis vemos que Deus não quer esse sacrifício a exemplo Abraão e Isaac no monte Moriá.
Encherguemos então que esses sacrifícios são entregues a deuses que a própria humanidade criou, não é Deus e uma imagem criada de deus, é um ídolo, temos então a idolatria.
Vemos então a adoração a Deus pelo povo de Israel com sacrifícios, no tempo de Jesus ainda havia sacrifício no templo, para remissão de pecados e adoração a Deus.
O diabo então na terceira tentação, pede para que Jesus lhe renda adoração, mas o diabo faz um upgrade, na adoração. A adoração é feita através de sacrifício, mas o diabo não pede nenhum sacrifício, ele pede que Jesus se prostre.
O diabo coloca a integridade de Jesus no negocio, na religiosidade judaica você adora a Deus com todos os seus sentidos, olhos, olfato, paladar, ouvidos, por isso o templo e bonito, a perfume especial que só pode ser usado no culto, por isso a comida, por isso a musica, eu adoro a Deus na minha integridade e por completo.
O diabo quer que Jesus coloque sua comunhão com Pai no negocio, sua integridade, com aquilo que sirvo a Deus agora eu sirva a ele, nem que seja por um momento.
Continuemos, todos em vida tem sonhos, objetivos, metas para serem alcançadas, Jesus como homem e Deus, também tinha seus sonho, quero ariscar em dizer que o sonho de Jesus era implantar O Reino de Deus.
Seja ele o mas fantasio e louco, todos sem exceções tem sonhos.
Tinha um rapaz na minha turma do Jovem Cidadão, projeto do Governo do Estado de São Paulo, que em uma dinâmica ele nos revelou que o sonhe dele era ser ator pornográfico, que sonho esse em! Risos.
O reverendo Martin Luther King tinha um sonho, em um dos seus discursos ele diz I have a drem (eu tenho um sonho). Eu tenho um sonho de que um dia, esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: "Achamos que estas verdades são evidentes por elas mesmas, que todos os homens são criados iguais".
Caro leitor quero que agora você imagine seu sonho, pense nele, seja ele o mais absurdo, ou o mais real pra você, mas pense nele, torne ele real em sua mente, use o tempo que você achar necessário, mas faça isso será fundamental para continuar a reflexão.
Pensou? Mentalizou? Imaginou? Pronto? Vamos continuar?
Imagine agora se alguém chegasse a você, e disse-se sabe isso que você acabou de imaginar? Aonde nunca imaginou chegar? onde só você vai chegar? eu faço você chegar lá, num piscar de olhos, é só se prostrar e me adorar, é só colocar sua integridade a troca, é só você me adorar com aquilo que você adora a Deus, é isso que eu quero a comunhão que você tem com ele, agora comigo e para mim.
O texto de Mateus 4, não fala as características físicas do diabo, quero ousar a dizer que Jesus o reconheceu pelo discurso, e que discurso em! Que discurso maravilhoso! Jesus quer implantar o Reino de Deus, e o diabo oferece todos os reinos da terra, o atalho, para Jesus, não precisa passar fome, frio, angustia, não haverá dificuldade financeira, não precisa mais suar a camisa, e tudo agora, é só me adorar.
Vemos hoje igrejas que estão com este discurso do diabo, aos ouvidos é doce, linda melodia:
-- Vem, é só da uma oferta, um voto do livramento, sua casa, seu carro, seu tempo, sua integridade, sua vida.
Esses discursos são pagãos, querem controlar as dificuldades da vida, barganhando com Deus, opa Deus não, um ídolo.
Por que Deus a ninguém se vende, Deus não precisa e não quer oferta, Deus abençoa mediante graça, o favor imerecido, ninguém chega diante de Deus com mérito, Deus abençoa por que te ama, por que quer te ver bem, por que você e filho, não é pratica no Reino de Deus e no Poder de Deus, que não é Universal e Mundial, usar oferendas para agradar a Deus? e se prevenir dos percalços da vida? É outra religião que faz isso não o Cristianismo, que para atingir meus objetivos, minhas metas meus sonhos, eu barganhe com Deus, entrego oferendas para alcançar meus sonhos.
Querem comprar a Deus por que tem medo das dificuldades da vida, de suar a camisa, gastar tempo, lagrimas, ter fome, frio, ter dificuldades financeiras.
Deus por ninguém é movido, odeio um jargão que diz a oração move o braço de Deus, Deus é um boneco agora? Não se move sozinho? Ta dormindo? Preciso acordá-lo?
Deus olha e vê nosso sofrimento, e não da uma resposta, já deu a resposta, a resposta chama se Jesus, para olharmos para ele, e ver nele, em sua vida, inspiração para nos.
Jesus tinha um sonho implantar o Reino de Deus, deixou a semente plantada, mas morreu prematuramente por acreditar, no seu potencial como filho de Deus, por que o Pai confiou e acreditou nele primeiro, não quis pegar um atalho, mas antes suou a camisa, passou frio, angustia, dor, mas não deixou de acreditar.
Já dizia Noalia à maior mulher que já conheci:
-- Você só vai dar valor às coisas quando, você lutar por elas, quando ali tiver suas lagrimas, e seu suor, essa mulher é minha mãe.
A caminho de nossos sonhos somos marcados, para que quando cheguarmos lá olharmos para nossas marcas e ver nelas o quanto sofremos para chegar lá.
E ter a consciência, de que Jesus morreu por nos, e acredita no nosso potencial.
Como filhos não devemos pegar atalhos.
Deus não é um amuleto, boneco, lâmpada mágica, Deus é amigo, companheiro, todos os dias até a consumação dos séculos.
Paulo o apóstolo inspiradamente por Deus é perfeito em sua colocação filipenses 2,5 a 8.
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, SENDO EM FORMA DE DEUS, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas ANIQUILOU-SE A SI MESMO, tomando a FORMA DE SERVO, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado NA FORMA DE HOMEM, HUMILHOU-SE A SI MESMO, sendo obediente até à morte e MORTE DE CRUZ."
Keiker Oliveira. Graça e Paz
Assinar:
Postagens (Atom)