segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sem Atalhos


A tentação de Cristo parte III. MT 4.

Sem atalhos.

Pois bem chegamos à reta final de nossa reflexão sobre as tentações de Cristo.
Falamos quanto o diabo lhe pede para transformar pedras em pães.

Quando Jesus e conduzido ao pináculo do templo, o diabo lhe pede para se jogar laje abaixo.

Entremos pois agora na ultima tentação, onde o diabo o leva ao topo do mundo e lhe mostra todos os reinos e suas riquezas, e faz a proposta se prostrado me adorares, tudo te darei.

A religião se inicia na trajetória humana por causa do medo.

Os relâmpagos, o fogo, a seca, as enchentes, os fenômenos naturais, que ate então não se achava explicações, hoje após a evolução humana temos respostas, tanto na física, química, biologia, matemática, etc. mistérios que ate então eram atribuídos a Deus, hoje sabemos que tais fenômenos não tem nada haver com deuses, mas como Deus assim organizou a natureza.

As pessoas com medo dos relâmpagos, secas, enchentes, e ate mesmo por falta dos mesmos, pois o plantio depende das chuvas, vejamos pois o Egito antigo que dependia das cheias do Nilo para o plantio prospero, a religião surge como resposta ao medo e manipulação dessas divindades.

Para que não falte, por exemplo, chuva, por que se faltar chuva não há plantio, os animais morrem por causa da seca, eu tenho que agradar essa divindade que não é São Pedro, para que não falte chuva eu ofereço parte de minha colheita produção para agradar essa divindade, para que sempre haja chuva, surge à religião do medo que tenta manipular as divindades, surgiu assim o paganismo.

Vemos no mundo antigo que religiões, para agradar essas divindades povos entregam até seus filhos em sacrifício, em Genesis vemos que Deus não quer esse sacrifício a exemplo Abraão e Isaac no monte Moriá.

Encherguemos então que esses sacrifícios são entregues a deuses que a própria humanidade criou, não é Deus e uma imagem criada de deus, é um ídolo, temos então a idolatria.

Vemos então a adoração a Deus pelo povo de Israel com sacrifícios, no tempo de Jesus ainda havia sacrifício no templo, para remissão de pecados e adoração a Deus.

O diabo então na terceira tentação, pede para que Jesus lhe renda adoração, mas o diabo faz um upgrade, na adoração. A adoração é feita através de sacrifício, mas o diabo não pede nenhum sacrifício, ele pede que Jesus se prostre.

O diabo coloca a integridade de Jesus no negocio, na religiosidade judaica você adora a Deus com todos os seus sentidos, olhos, olfato, paladar, ouvidos, por isso o templo e bonito, a perfume especial que só pode ser usado no culto, por isso a comida, por isso a musica, eu adoro a Deus na minha integridade e por completo.

O diabo quer que Jesus coloque sua comunhão com Pai no negocio, sua integridade, com aquilo que sirvo a Deus agora eu sirva a ele, nem que seja por um momento.

Continuemos, todos em vida tem sonhos, objetivos, metas para serem alcançadas, Jesus como homem e Deus, também tinha seus sonho, quero ariscar em dizer que o sonho de Jesus era implantar O Reino de Deus.

Seja ele o mas fantasio e louco, todos sem exceções tem sonhos.

Tinha um rapaz na minha turma do Jovem Cidadão, projeto do Governo do Estado de São Paulo, que em uma dinâmica ele nos revelou que o sonhe dele era ser ator pornográfico, que sonho esse em! Risos.

O reverendo Martin Luther King tinha um sonho, em um dos seus discursos ele diz I have a drem (eu tenho um sonho). Eu tenho um sonho de que um dia, esta nação se erguerá e viverá o verdadeiro significado de seus princípios: "Achamos que estas verdades são evidentes por elas mesmas, que todos os homens são criados iguais".

Caro leitor quero que agora você imagine seu sonho, pense nele, seja ele o mais absurdo, ou o mais real pra você, mas pense nele, torne ele real em sua mente, use o tempo que você achar necessário, mas faça isso será fundamental para continuar a reflexão.

Pensou? Mentalizou? Imaginou? Pronto? Vamos continuar?

Imagine agora se alguém chegasse a você, e disse-se sabe isso que você acabou de imaginar? Aonde nunca imaginou chegar? onde só você vai chegar? eu faço você chegar lá, num piscar de olhos, é só se prostrar e me adorar, é só colocar sua integridade a troca, é só você me adorar com aquilo que você adora a Deus, é isso que eu quero a comunhão que você tem com ele, agora comigo e para mim.

O texto de Mateus 4, não fala as características físicas do diabo, quero ousar a dizer que Jesus o reconheceu pelo discurso, e que discurso em! Que discurso maravilhoso! Jesus quer implantar o Reino de Deus, e o diabo oferece todos os reinos da terra, o atalho, para Jesus, não precisa passar fome, frio, angustia, não haverá dificuldade financeira, não precisa mais suar a camisa, e tudo agora, é só me adorar.

Vemos hoje igrejas que estão com este discurso do diabo, aos ouvidos é doce, linda melodia:

-- Vem, é só da uma oferta, um voto do livramento, sua casa, seu carro, seu tempo, sua integridade, sua vida.

Esses discursos são pagãos, querem controlar as dificuldades da vida, barganhando com Deus, opa Deus não, um ídolo.

Por que Deus a ninguém se vende, Deus não precisa e não quer oferta, Deus abençoa mediante graça, o favor imerecido, ninguém chega diante de Deus com mérito, Deus abençoa por que te ama, por que quer te ver bem, por que você e filho, não é pratica no Reino de Deus e no Poder de Deus, que não é Universal e Mundial, usar oferendas para agradar a Deus? e se prevenir dos percalços da vida? É outra religião que faz isso não o Cristianismo, que para atingir meus objetivos, minhas metas meus sonhos, eu barganhe com Deus, entrego oferendas para alcançar meus sonhos.

Querem comprar a Deus por que tem medo das dificuldades da vida, de suar a camisa, gastar tempo, lagrimas, ter fome, frio, ter dificuldades financeiras.

Deus por ninguém é movido, odeio um jargão que diz a oração move o braço de Deus, Deus é um boneco agora? Não se move sozinho? Ta dormindo? Preciso acordá-lo?

Deus olha e vê nosso sofrimento, e não da uma resposta, já deu a resposta, a resposta chama se Jesus, para olharmos para ele, e ver nele, em sua vida, inspiração para nos.

Jesus tinha um sonho implantar o Reino de Deus, deixou a semente plantada, mas morreu prematuramente por acreditar, no seu potencial como filho de Deus, por que o Pai confiou e acreditou nele primeiro, não quis pegar um atalho, mas antes suou a camisa, passou frio, angustia, dor, mas não deixou de acreditar.

Já dizia Noalia à maior mulher que já conheci:

-- Você só vai dar valor às coisas quando, você lutar por elas, quando ali tiver suas lagrimas, e seu suor, essa mulher é minha mãe.


A caminho de nossos sonhos somos marcados, para que quando cheguarmos lá olharmos para nossas marcas e ver nelas o quanto sofremos para chegar lá.

E ter a consciência, de que Jesus morreu por nos, e acredita no nosso potencial.

Como filhos não devemos pegar atalhos.

Deus não é um amuleto, boneco, lâmpada mágica, Deus é amigo, companheiro, todos os dias até a consumação dos séculos.

Paulo o apóstolo inspiradamente por Deus é perfeito em sua colocação filipenses 2,5 a 8.

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, SENDO EM FORMA DE DEUS, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas ANIQUILOU-SE A SI MESMO, tomando a FORMA DE SERVO, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado NA FORMA DE HOMEM, HUMILHOU-SE A SI MESMO, sendo obediente até à morte e MORTE DE CRUZ."

Keiker Oliveira. Graça e Paz

3 comentários:

  1. Ufa chegamos la não da pra esgotar, nem tenho pretenção mas valeu a pena entre comente, e a sua vez, brigadu........keiker

    ResponderExcluir
  2. O texto nos faz refletir sobre o quanto temos que caminhar. Passar por dificuldades e obstáculos, mas devemos lembrar sempre que temos que acreditar que no final tudo irá dar certo. Parabéns Keiker. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. "A graça é para os fracos, uma vez que os que tem poder de barganha optam pela "teologia retributiva do mérito". Pago mensalmente ao poder fiscal celestial meus dízimos e ofertas, por isso não temo o mal que pode sobrevir, deus vai fazer por mim, e ainda vai me livrar, porque mil cairão ao meu lado, dez mil a minha direita..."

    Você sabiamente descontruiu essa lógica insana Parabéns!!

    ResponderExcluir