segunda-feira, 14 de junho de 2010

O LADO SOMBRIO.



ADÃO E EVA SEMPRE.

Quem nunca leu ou ouviu a história narrada no Genesis livro que pertence ao Pentateuco, o primeiro livro da bíblia, que conta a história de um homem e uma mulher chamados Adão e Eva.

Seja você que acredita que os tais personagens existiram mesmo, ou aqueles que como eu olham para a historia, que a vê como um mito, mito não por ser mentira, mas por ser a única ferramenta de que quem escreveu possuía para falar sobre a fundação do mundo e o inicio das coisas.

Ao se falar do divino do intangível, do espiritual, se fala através do mito, da parábola, Jesus usava muito as as parabolas, sabemos que até o exílio do povo judeu se usou a tradição oral, e depois do exilio se deu lugar a tradição literária.

Vale ressaltar o tempo que esse mito tem, vem sendo contado desde antes do exílio babilônico, onde a tradição era oral, não se sabe o exato, mas imaginemos, de quantas e quantas gerações essas historias passaram de uma para outra.

Enfim o que eu tenho em comum, com esses dois personagens, o que minha vida tem relação com essa história.

Qunado leio a narrativa do éden de Adão e Eva, colocados em um lugar onde a comunhão com Deus e plena, não a barreiras.

Mas quando Eva da ouvidos a serpente e come do fruto proibido, o hemem passou a ser conhecedor do mal, o homem agora conheceu o outra lado, ou o seu outro lado, onde acontece o que Santo Agostinho deu o nome de queda.

Ouvi milhares e milhares de pessoas, pastores, pregadores, professores de escolas dominicais, onde interpretam a serpente como o diabo, não a diabo no texto, diabo e uma mera interpretação, quem o interpreta e que tem a liberdade de interpretá-lo assim.

Como se tem uma liberdade interpretativa, ouso a fazer a minha interpretação.

Quero tirar esse diabo da interpretação sobre a serpente, quero resignificá-lo, para que ele faça sentido para mim e para você, tirando o diabo e colocando você mesmo, o seu lado sombrio, o lado sombrio de Adão e Eva.

E Deus onde está, Deus é ausente, e foi aqui que o homem pecou, Adão e Eva Aqui são um, o homem.

E incrível como o sendo humano é ambíguo, eu sou ambíguo, como os Homens do éden, a momentos atrás falavam com Deus , momentos atrás tiveram um encontro com Deus, uma experiência com Deus, choramos.

Como nos somos Adão e Eva!!!

Oramos, falamos com Deus, dizemos ter tido um encontro com Deus, uma experiência com Deus, pulamos, choramos, mas minutos depois quando a presença de Deus parece não ser mais presente, que o lado mais negro e sombrio do homem vem a tona, o homem longe de Deus faz coisas que ele mesmo duvida, que ate Deus duvida, olha do Céu e diz não era pra ser assim.

É ai quando estamos sozinhos com nos mesmos, sem a presença de ninguém que damos vazão a lado sombrio, entramos em salas de bate papos, se passando por outra pessoa, criamos links falsos no MSN, muitos casados se dizem ser solteiros, e sozinhos sobre a tutela de ninguém, que o lado cleptomaníaco vem à tona.

O diabo é um inimigo derrotado na cruz, nosso maior inimigo somos nos mesmos, eu mesmo, esse, Cristo não pode vencer, esse só pode ser convencido de que ele tem que mudar, e esse e o Espírito Santo que convence de cada dia eu preciso da presença dele, foi por isso que Jesus enviou o Espírito Santo, para que agora entre o homem e Deus não haja mais lacunas, Deus é agora e sempre, sou eu e que cedo a mim mesmo, as minhas próprias tentações.

O que dizer de Pedro discípulo mais ferrenho de Jesus, foi vencido por sim mesmo, por seus medos.

O discurso de Pedro foi lindo em MC 14, 29, ainda que todos te abandonem jamais te abandonarei, que discurso em. Jesus lhe advertiu.

O discurso de Pedro assim como o nosso e lindo, mas Jesus mostra como somos inconstantes, volúveis, na hora da pratica quando o mestre parece estar longe é quando a casa cai, é quando o lado sombrio vem a tona.

Estamos no caminho sendo humanizados humanizando com Cristo.

Todos os dias lutamos contra o mal que a em nos, o velho homem que bate a porta querendo vim a tona.

Rob Bell em seu livro Repintando a Igreja, diz , a história do éden ela é verdadeira por que aconteceu? Ou por que acontece todos os dias?

A biblia e palavra de Deus, não por que Deus a escreveu, mas por que inspirou pessoas a escreverem um mito, onde hoje milhares de anos depois eu me vejo nesta história deles, que quando eu tenho que escolher entre o mal eo bem muitas das vezes eu escolho o mal.

Tenho que me lembrar de que o fato e andar com Cristo e ter uma experiencia, ela em si não e completa, experiencia por experiencia todos tem, mas o que faz da experiencia um fato valido eo que eu faço com ela, todas as experiencias em si carreagam consigo, emoções, vibrações, arrepios, mas a experiencia com Cristo, verdadeiramente com Cristo ela e maior, ela me leva além a tomar novas atitudes perante a vida e o proximo, a experiencia so e completa quando eu a assumo para minha vida com atitudes, que reflitam a nobreza da experiencia em Cristo Jesus.

Leonardo Pessos vugo Lio, em seu perfil no blog diz:

-- Sou um ser em construção, aberto para reformas.

Meu professor de Missão Integral, Lucas Lujam disse, que não existe religião falsa, todos de uma certa forma é verdadeira para seu fieis.

Penso que o nosso maior erro é tomar para si o cristianismo como religião.

Religião eu pratico em local apropriado, realizo rituais, sacrificios, Cristianismo não é assim, sou chamado a viver todo momento, toda hora tendo que vencer todos os dias o meu lado sombrio.

Keiker Oliveira Graça e paz.

2 comentários:

  1. Aproveite comente esse espaço e seu abraços keiker.

    ResponderExcluir
  2. “Algo está muito errado, no nosso afã de impressionar Deus, nossa luta pelos méritos de estrelas douradas, nossa afobação por tentar concertar a nos mesmos, ao mesmo tempo em que escondemos nossa mesquinharia e chafurdamos na culpa são repugnantes para Deus e uma negação aberta ao evangelho da graça” (O Evangelho Maltrapilho)


    Parabéns pelo texto Keiker, fantástico.

    ResponderExcluir