sábado, 18 de setembro de 2010

APENAS UM DESABAFO


Sou Brasileiro de Jesus chamado o Cristo e não desisto, sou a Voz de denúncia


Não sou um líder nato, não sou um grande homem, ainda me sinto um menino, percebi em meio a amigos como o Leonardo não alcançarei suas letras e ensaios, e professores como Eliel Batista, Gedeon Alencar, Anderson Lima, Lucas Lujan, Ângela Cabreira, pensadores inflamados ferrenhos da causa cristã chamada Reino de Deus, sinto que passarei minha vida ensaiando alguns passos e pensamentos, sei que jamais alcançarei uma grande obra.

Com meus 14 anos de igreja, acho que pra fazer um balanço legal deles, uns 11 anos pode se pegar e jogar no lixo, me sinto muito inocente peranmte a instituição chamada igreja.

A instituição chamada igreja sempre me assombrou e nunca a vi com bons olhos, e pra falar a bem da verdade estive sobre poucas tutelas pastorais que me mostraram uma igreja como esperança para um futuro melhor, mas enfim meus amigos já me contaram varias histórias da crueldade dessa instituição, ou para não generalizar, pois sei que existem pessoas com amor de Cristoe que levam a instituição a sério, alguns lobos em pele de cordeiro, que no ceio da igreja que por uma ética eclesiástica e puritanismo, segregação social, racial, maltrataram vidas e deixaram seqüelas eternas.

Recentemente me propus a ajudar meus amigos de infância que graças a eles hoje sou o que sou, o que seria de mim sem o Ivo, o Cleiton e o Lio ( Leonardo ), suas famílias, ajudar de que forma? Eles fizeram uma parceria com uma instituição religiosa que propôs a abertura de um local para que eles pudessem realizar seus cultos, e cantar, pois possuem um lindo coral de jovens que canta muito.

Me lembro até hoje do culto de abertura, foi uma festa, igreja lotada, hinos cantados até em japonês, uma recepcionista com muita atenção nos acolheu, meus amigos e seu coral cantarão como nunca, o discurso do pregador deixou muito a desejar parece que ja estava prevendo.

Alguns domingos depois lá estava eu, não havia um músico sequer, como arranho muito mal o contra baixo e minha esposa o teclado, convidei um amigo guitarrista o Tom, e logo chegou o Rafinha que ao meu conhecimento somente não toca instrumento de sopro ele segurando a batera, e por ultimo meu irmão Kenner no violão, estava começando a fluir e a ficar muito bonito, os cultos que tinhamos liberdade, que eram um sábado por mês, o culto de jovens bombava.

Fomos convocados para uma reunião em uma plena segunda-feira, que se estendeu até as 00:00, a tal reunião, apenas para esfregarem em nossas caras a divida da igreja com a sub-sede, que já chegava aos R$ 15.000,00, como nos uma comunidade de jovens que custeia seu próprio estudo, e que ganha um pouco mais de um salário mínimo pagaria um aluguel de R$ 1,600, estávamos ali sempre nos empenhando nos dando o melhor, e tivemos que ouvir do tesoureiro e, que aqui quero pedir em pleno blog oração por esse rapaz por que ele precisa muito, um advogado fantástico mas não tem um mínimo de censo critico, um rapaz oprimido, ouvimos de seus lábios que apenas duas pessoas haviam se entregado a obra, estava ele falando de dízimos é claro.

Tínhamos que agüentar um monte de pessoas que se achavam cultas só por terem uma ou outra faculdade, aplicarem sermões grotescos que cansavam, exemplo, se você não tem dinheiro é amaldiçoado, que Deus criou o pecado, que ali não se poderia se questionar apenas obedecer, comecei a não gostar.

Mas logo começou, a pessoa que se diz missionária da sub-sede começou a jogar a igreja contra o pastor local e sua esposa, por pura inveja, por que gostávamos muito dos lideres locais.

Enfim depois de quase três meses sem uma misera oportunidade para falar, descobri que foi dada uma ordem ao pastor local vinda da direção a saber da sub-sede que não era pra me dar oportunidade, por que estudo teologia, e ainda mais no ICEC.

Resisti, mas o estopim foi quando quiseram trocar de pastor, e perguntando a mim o por que da tristeza, disse:

-Estou triste sim , não aceito e não concordo, vocês não possuem transparencia, não comunicam nada a ninguem, eu sou membro da igreja e tudo que acontece eu quero estar sabendo.

Ai as coisas se inflamaram, nos chamaram de rebeldes, de não crentes, disseram que a igreja não pode ser pastoreada por um pastor desempregado, que a igreja não crescia pois estava sobre maldição, diseram ainda que o pastor local havia achado um celular e não devolvido, foram feitas reuniões secretas e não convidaram os questionadores, desabafei disse que não pode dois andarem juntos se não estiverem de acordo e já estava disposto a sair fazia tempo, fui chamado de futuro divisor e mentiroso pela missionária da sub-sede, ela me disse que a porta da igreja estava aberta para quem não quisesse ficar, aonde fica as palavras de Jesus aquele que vem a mim de maneira nenhuma lançarei fora.

Emposaram meu amigo Ivo diácono da igreja como dirigente da congregação e disseram para ele que ele teria toda a liberdade para trabalhar, no primeiro domingo ele pregou, foi uma benção, o futuro genro do pastor e tambem tesoureiro metido a pregador, pregou no segundo domingo seguinte, o Ivo perguntou para o pastor da sub-sede se ele poderia escolher um pregador para os cultos de domingo, por que agüentar o genro do pastor (que é o tesoureiro) uma hora e meia enchendo lingüiça de gênesis a apocalipse não dá, foi dito ao Ivo que a responsabilidade pela homilía seria do genro do pastor, se ele abrisse mão o Ivo pregaria, foi o estopim de novo.

No domingo mesmo sabendo que não era para me dar oportunidade, meu amigo Ivo me deu uma oportunidade onde falei sobre a humildade de João Batista, minha ultima postagem tudo que está lá escrito foi mais o menos o que disse na oportunidade.

Na quarta-feira ficamos sabendo que na calada da noite de terça para quarta sorrateiramente, como diz a bíblia como o ladrão, sem avisar eles lacraram o salão com cabos de aço, levando o que era deles e as poucas coisas que eram nossas.

A essa podre instituição que se intutula igreja quero parabenizar pela promulgação do Reino de Deus, pela igreja que prega o amor, por amarem, que linda expressão de amor, Jesus faria o mesmo, pois os bons pastores darão suas vidas pelas ovelhas, mas voces queriam apenas arrancar as peles dos cordeiros, pelas atitudes humanizantes, valeu por mostrarem que lideres de algumas instituição como voces que se intitulam igreja podem ser mais podres do que nunca.

6 comentários:

  1. poxa sei que vcs naum tem nada com isso, mas desabafar faz bem.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Keiker, infelizmente os leitores vão achar que têm muito a ver com isso.

    Li seu desabafo e não sei o que dizer. Parece que aconteceu contigo o que já aconteceu comigo e o que acontece com muitos cristãos que se atrevem a pensar e falar.

    Siga estudando, escrevendo e desabafando. Deixa-os com os púlpitos que eles compraram, ninguém precisa disso, eu te garanto.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Anderson suas palavras me trazem esperança, ja deixei de almejar o pulpito, consigui graças a Deus implantar em meus amigos o desejo pelo saber, como te disse eles estão ansiosos pelas ferias, para poder ouvir vc falar um pouco, sobre o Reino de Deus, estou com meus amigos mais emplogados e otimistas, valeu professor, continuarei estudandos sempre, quem sabe um dia não desatarei suas sandalias srsrs abraços

    ResponderExcluir
  4. Parece script de filme de terror né? A igreja teria de ser a restauração da humanidade. Não da humanidade como única salvação de muitos indivíduos, mas porque é a retomada do “conceito” de humanidade, onde não há distinção de etnia, raça, sexo, onde todos são um em Cristo Jesus.

    Eles tão muito longe disso Keiker, acredite que mais perdeu foram eles. Perderam a possibilidade de relacionamentos profundos e a grata satisfação de ouvi-lo falar seus insights sobre Deus e sobre a vida.

    ResponderExcluir
  5. Oi meu amigo,em poucas palavras lhe digo!
    Você fez valer o nome do blog, rs.

    ResponderExcluir
  6. Rupturas sugere aprendizado.
    Pensar, criticar, contestar, não é exatamente o que certos líderes querem.
    Mas alegra-te, num bom seminário, tua fome e sede de justiça será alimentada.
    Quando fores um pastor, recairá sobre ti grande responsabilidade.
    A quem muito for dado, muito será cobrado!
    Passarás pelo crivo de tuas próprias convicções.
    Avante! Keiker no teu chamado.

    ResponderExcluir