terça-feira, 7 de setembro de 2010

Por uma humildade eclesiastica, os melhores por favor.




QUE DEIXEMOS O MELHOR CRESCER.

LUCAS 3.


Como alguns já sabem um pouco da minha caminhada eclesiástica, já vi, e vivi muitos constrangimentos dentro da igreja, coisas que me levaram sempre a pensar e me questionar se o que estava acontecendo era o correto, ou se essa era verdadeiramente a vontade de Deus.

Pessoas que não tinham capacidade nenhuma para ser um pastor,quase um analfabeto, e preparo telogico nenhum, mas mesmo assim era empossado a pastor, só por que era irmão do pastor setorial.

Pessoas que não sabiam ao menos cantar, e gravavam discos, regendo grupos de louvor, pessoas sem um mínimo de preparo teológico para dar aula de escola dominical assumiam uma sala, confesso que muitos desses, mesmo sem preparo nenhum não fazia feio e superavam as expectativas, caso do meu amigo Marcos Cabral que mesmo não possuindo graduação teológica apresentava uma aula com maestria.

Sempre que me era dada uma oportunidade sentia que podia melhorar e que faltava algo, assim me matriculei em um seminário teológico.

Percebi que algumas pessoas sentem o fascínio de aparecer, não tem talento algum para fazer o que faz, ou ainda não descobriu seu dom, mas de alguma forma querem aparecer, querem estar em evidencia, não gostam da idéia de estar em algum lugar e não serem notado.

Ai me lembro de João o Batista profeta, por volta de IV séculos sem profetas aparece um profeta nos dias de Jesus.

João pode se dizer era o cara da vez, no auge da fama, aglomerava multidões para o batismo, o negocio estava bombando, fama, gloria, pois só havia ele como profeta, não havia outro, ele era o único, ele era o cara.

Mas der repente aparece um homem, e João testifica que após ele tem um que e melhor que ele, mais poderoso, e vai fazer coisas que ele não sabe fazer “ Lucas 3, 16”.

Esse era Jesus, um pedreiro, trabalhador braçal, que futuro havia em Jesus, Jesus não era filho de profeta, alias seu pai já estava morto, não vinha de linhagem sacerdotal, não vinha de linhagem farisaica, Jesus um pobre coitado.

João viu em Jesus futuro, possibilidades, ate prezado momento Jesus não tinha feito nada, nenhum sinal de quem ele era, mas João viu que aquele homem era maior que ele.

Por isso que Jesus disse que não a profeta maior que João, por que sendo o cara da vez, no auge da fama, nas capas e jornais das melhores reportagens, saiu de cena, sabendo que sua missão já estava pronta, pois era tão somente preparar o caminho.

Vi muitas vezes na igreja lideres que ao menos podiam bater no peito e dizer eu posso fazer, eu sou o cara, assim como era João uma pessoa diferenciada, essas pessoas não tinham capaciade nenhuma para serem lideres espirituais,pastores, regentes, lideres de mocidade, e exerciam precariamente sua função, eram péssimos, dignos de deboches e risadas.

E quando avistavam na nave da igreja um que esboçava um potencial extraordinário e que era melhor que eles, essa era hora de dar a mão a palmatoria e o braço a torcer e de admitirer o talento que brotava, ao contrario os sufocavam por pura inveja pois não queriam admitir que um jovem, um pobre, de classe baixa, que não e filho de ninguém era melhor que eles ou futuramente iria ofuscar suas glorias vãs, irmãs que só por serem mulheres, as vi limitadas em uma cozinha.

Vi pessoas que não cantavam nada mas faziam questão se assumirem regências, pessoas que ousaram passar por cima de amizades por pura obcessão, pessoas excluídas por não serem filhos de pastores, filhos de tesoureiros, filho de presbíteros, viram seus futuros ministérios sufocados, por ele o nepotismo religioso, pessoas que querem ser eternas, querem ir alem do seu chamado, querem fazer alem do que Deus o destinou,se deixassem assumiriam todos os cargos da igreja, acabam não deixando quem sabe fazer e exercer sua função com maestria.

E o pior pessoas que se acham saber fazer as coisas, mas são péssimas e que não aceitam criticas pois o senhor as escolheu, só pergunto que senhor e esse, pois existem vários, em nome de Deus se cometeu atrocidades, quem dira excluir uns pobres coitados, vi pessoas que tinham e tem capacidade, enfrentaram o desprezo e procuraram melhorar seu potencial, mais dai em diante que eles foram mais deixados de lado, mais excluidos, mas chutados, mais humilhados, por serem incistentes.

Anseio por um lugar onde os melhores posam exercer seu potencial, se alguém anseia por um lugar que esse tenha oportunidade e que seja investido nele como futuro potencial, não por que é filho de fulano ou beltrano, mas por que o senhor o escolheu, tanto a doutos e indoutos.

Anseio por um pastor, e uma liderança que tenha a humildade de João, que sendo o cara abril mão pois encontrou um que era melhor que ele, e que sabem reconhecer que seu tempo chegou e é hora de dar oportunidade ao novo.

Igreja não é palco para eu ser ovacionado, igreja não e local onde eu apareço para ser aplaudido, igreja não é um reinado onde se passa trono de pai para filho, igreja é local onde excluídos são integrados, cansei de pessoas que anseiam por poder que querem somente mostrar que podem, mas não sabem fazer e não tem capacidade nenhuma de liderança.

É preciso esclarecer o significado deste ato de desatar a sandália. “E por que, então, batizas, se não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?” Esse “por quê?” faz com que as pessoas reajam, pensem. E João novamente dá uma linda resposta: “Eu batizo com água. No meio de vós está alguém que não conheceis, aquele que vem depois de mim, do qual não sou digno de desatar a correia da sandália.”

Era costume entre os judeus, quando o rapaz não desejasse o casamento com a moça que lhe fora prometida, abrir mão do direito de desposá-la em favor de um irmão que dela gostasse, ou de um descendente direto da família que ele achasse importante. O gesto, considerado bonito, era realizado diante de toda a família, em público. O noivo prometido desatava a correia da sandália do pretendente, a quem entregava aquela que seria a sua noiva. Era um ato excepcional e admirado pelos judeus.

Qual era, então, o grande noivo esperado, prometido? João sabia que era Jesus. Por isso falou que não era digno de desatar a correia de Sua sandália. Quer dizer: não sou digno de passar para esse Homem a honra de esposar a glória de Deus na terra. É isto que João queria falar .


http://blog.cancaonova.com/homilia/2010/01/02/a-voz-que-grita-no-deserto-jo-119-28/
Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla , 2 janeiro de 2010



Keiker Oliveira A voz de denuncia, Graça e paz.

3 comentários:

  1. não tenho a pretenção de ser o melhor apenas util da melhor forma possivel

    ResponderExcluir
  2. Puxa Keiker, demorei pra passar pelo seu blog. Você nem avisa. Acabo de conhecê-lo, mas já vi textos interessantes, como aquele contra o fundamentalismo. Vi que procura ensinar também, e sabe que sou apaixonado por essas iniciativas.

    Ah, parabéns também pela escolha de Martin Luther King para ilustrar sua "voz que denuncia".

    Continuamos juntos nessa caminhada. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. O que vemos nas empresas religiosas é retrato do que já é visto na sociedade e na politica.

    Era questão de tempo isso migrar para as instituições religiosas me lembro quando um ilustre membro do Poder Judiciário no Nordeste, quando questionado por uma jornalista sobre o excesso de parentes lotado em seu gabinete, saiu-se com esta pérola: “Minha filha, quando Deus quis salvar o mundo, por acaso mandou um estranho ou um conhecido? Ele mandou o filho dele”.

    Parabéns seu texto é maravilhoso, pena que é verdadeiro!

    ResponderExcluir