domingo, 26 de setembro de 2010

Religião Zona de conforto



Somos chamados a crescer.

Quando entrei pro seminário em fevereiro de 2009, foi muito bom, tive a certeza, minhas inquietações, duvidas seriam sanadas e resolvidas.

Logo em uma das primeiras aulas perguntei pro Célio Silva professor de hermenêutica bíblica.

Estávamos lógico falando sobre interpretações bíblicas, e lhe fiz uma pergunta:

-- Professor assim que estudarmos encontraremos nos textos e acharemos sua verdadeira interpretação, saberemos a verdade sobre Deus?

Ele logo me disse:
-- Não.

Não me lembro do restante de sua resposta, mas me senti péssimo, decepcionado, então pra que estudar, se não vamos ter certeza, e não conseguiremos absolutizar a Deus.

Pobre homem que sou, se Deus coubesse em minha caixinha de sapatos, ou em minhas pobres concepções mentais.

Mas logo as coisas foram se esclarecendo, ufa!

Mas então percebi que isso é uma preocupação da religião dizer e tentar absolutizar Deus, Deus é assim pronto e acabou, essa maneira de pensar provem dos ambientes religiosos, essa maneira de falar sobre Deus nos conduz a uma zona de conforto, as regras proporcionam essa sensação de que está tudo bem, é só seguir por aqui cumprir as regras, que vai dar tudo certo.

A religião é o contato superficial com Deus, ou com alguma imagem de Deus, que logo não é Deus, quem nunca se deparou em sua caminhada de fé com uma instituição que faz isso, não pode isso, não pode aquilo, se você fizer isso assim tudo certinho vai dar tudo certo, como se pra vida dar certo existisse uma receita, uma formula magica.

Sendo assim me lembro do jovem rico, que indagou a Jesus o que ele deveria fazer para herdar a vida eterna, era apenas seguir a lei, mais ele queria algo mais, foi lhe pedido que desse tudo o que tinha aos pobres, Jesus estava pedindo a ele que ele saísse de sua zona de conforto, e que zona de conforto em, dar tudo toda riqueza, isso sim é sair da zona de conforto, muitos crucificam esse jovem rico mas duvido que a mairoria das pessoas sairiam ou saem de suas zonas de conforto.

Ser religioso trás conforto, satisfação,sensação de dever cumprido após o culto de domingo a noite, mais muitas das vezes criam pessoas alienadas e nem um pouco preocupada com o outro, pessoas muito mais preocupadas consigo mesma, ele a pratíca em um templo muitas das vezes, em horário especifico, suas experiências ficam restritas a essas condições, ele não é chamado a ter uma experiência com Deus além daquele ambiente.

Jesus nem se importa muito se você quer ser um religioso ele respeita sua condição, se ela religião te leva a uma condição melhor amém, mas se ela te torna uma pessoa pior como acontecia com os farizeus ele vai te questionar.

Mais se você ousar a pensar algo mais, e desconfiar que o caminho com Deus não é só isso, que o caminho com Deus e além disso, ele ira lhe chamar para além do véu, ele vai lhe tirar de suas zonas de conforto, e te mostrar um mundo novo, que vai te desafiar todo dia, a ser um amigo melhor, um pai melhor, uma mãe melhor e etc...

Me lembro de João 3, Nicodemos chefe príncipe dos fariseus, desconfiando que o caminho de Deus vai além daquelas regras religiosas, e logo Jesus diz a ele em um encontro noturno:

--E necessário nascer de novo.

Que resposta intrigante e paradoxal a de Jesus, logo Nicodemos não entendeu.

Todos nos fomos concebidos nos seios maternos, e logo nascemos, meu crescimento depende de um processo, logo tenho que nascer, para poder, andar, falar, pensar, logo para crescer preciso nascer, sair de nossas zonas de conforto, o ventre materno foi nossa zona de conforto.

Para o religioso o ventre materno é a sua instituição, suas regras lhe trazem conforto para com Deus, mas logo o está impedindo de crescer pois seu crescimento parte de sair de sua zona de conforto para crescer, significa começar a olhar para Deus fora deste ambiente, se não ele o religioso não cresce.

O religioso e o primeiro estagio da gravidez, comparo o religioso ao feto, que cresce dentro do ventre, mas a diferença e que a maioria dos fetos nascem, os religiosos não, fico imaginando o feto falando:

-- Eu sair daqui, não, aqui e quentinho, eu tenho tudo que preciso,la fora é um caos uma bagunça, é difícil, vou sentir dor, crescer passar por processos, não definitivamente eu não quero sair daqui.

Deus nos convida a nascer de novo, sair de nossas zonas de conforto para que cresçamos, e que a comunicação de Deus para conosco seja mais fácil de ser ouvidas e mais difícil de serem digeridas, pois Deus não quer somente me mudar, mas mudar a realidade que me rodeia.

A grande diferença do religioso para a pessoa que nasceu de novo, é que o religioso muda seu interior, e o que nasce muda também o interioe eo exterior que por vez é sua realidade, logo esse foi o convite que Jesus fez para o jovem rico, com sua atitude mudar a realidade que rodeia que e de fome e extrema pobreza.

Deus respeita minha escolha de tentar encontrá-lo no cumprimento de regras, mas essa não é a vontade de Deus pois não geram pessoas livres, essa maneira criam pessoas impedidas de crescer, Deus quer que cresçamos dia a dia de gloria em gloria.

ass: keiker Oliveira Graça e Paz.

3 comentários:

  1. ainda estou aprendendo a sair de minahs zonas de conforto.

    ResponderExcluir
  2. Keiker, depois eu que escrevo firme rs!

    Muito boa sua postagem! Muito MESMO. As pessoas confundem seus "rituais religiosos" com cumprindo aquilo que eles acham que Deus manda. Que é uma grande MENTIRA! Eles cumprem aquilo que julgam ser certo e tiram conclusões precipitadas a cerca de Deus.

    Acham que está cumprindo suas obrigações religiosas, indo aos domingos na igreja! Servem devido a Lei. Lembro-me quando Paulo disse em uma de suas pregações: Vocês não podem servir porque a Lei manda, porque vocês julgam ser certo, porque tem medo disso e daquilo... Vocês devem seguir por Amor, por Gratidão...

    Somos totalmente ingratos e isso nos leva para uma zona de conforto muito grande, da qual quando saímos, somos até repreendidos pelos nossos irmãos em Cristo dizendo que estamos nos afastando de Deus só porque nos libertamos da Religiosidade falsa, da falsa santidade!

    Em toda a minha caminhada cristã, nunca vi tantas pessoas perderem sua fé em Cristo Jesus como estou vendo agora. Perdem a fé porque colocaram no lugar errado. É a velha historia, não são soldados feridos, são filhos mimados.

    Estamos numa zona de conforto tão GRANDE, que quando o cinto aperta mais um pouco, não queremos saber mais de Deus. É literalmente colocar Deus na parede. E isso não tem nada ver com soldado ferido! Queremos ser mimados por Deus, queremos que Deus mate nossos inimigos, queremos que Deus nos dê o melhor em todas as áreas... E esquecemos o foco, o único foco: Ide e fazei discípulos por todas as nações.

    Se não sairmos da nossa Zona de conforto, seremos mortos/vivos espirituais!

    Quando vejo noticias sobre a janela 10-40, sobre aqueles povos sem Deus, que não conhecem Jesus... Cara, eu fico imaginando como são os dias difíceis deles... Quem eles clamam quem eles chamam, onde está a esperança daquele povo?... Como é viver sem um pingo de fé?... Como é ter um país acorrentado por satanás?... como podem encontrar refugio em ratos, elefantes, porcos..? É o desespero que leva à isso. Todas as vezes que vejo tal sacrifício dessas pessoas, vejo eles nos chamando para serem livres!

    Como é ser cristão, sair de sua zona de conforto, arriscar sua vida, sua família e entrar no campo de batalha? Como é estar preso por não negar a Jesus? Como é ser torturado, perseguido?.. Como é ter uma igreja na faixa de Gaza e deixar de viver para dar vidas, vidas em Cristo Jesus?... como é ver seu filho sendo apedrejado em praça publica por não negar a Jesus? Como é se alimentar de fezes e urinas? Realmente é mais do que Zona de Conforto. Realmente estamos distantes da verdadeira Religião em Cristo Jesus.

    Em uma das pregações do nosso querido Missionário Orion, ele mencionou quando ficou preso na Índia e que, por volta das 16:00hrs ele deu uma olhada pela janela da cela e viu o céu laranja, preto, cinza... E quando ele olhou para baixo, ele viu muitas, muitas pessoas queimando incenso para animais podres. E ele disse para Deus o que é isso Senhor? E Deus disse para ele: Orion, procuro alguém para chorar comigo!

    Não estamos numa zona de conforto, estamos virando filhos mimados e sendo confundidos por soldados feridos.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Oi Keiker, já que não escreveu uma postagem nova, vou comentar essa.

    Puxa, só falou do Célio, pensei que falaria de mim também... brincadeira. Gostei do seu texto como sempre. Aliás, vejo que nosso trabalho no ICEC tem cumprido seu dever, que é transformar religiosos em pensadores que se esforçam por nascer de novo através de sua vida com Deus, sem intermédio de homens ou instituições que só o encarceram.

    Até a próxima.

    ResponderExcluir