sexta-feira, 28 de maio de 2010

BÍBLIA TEM QUE GERAR VIDA





Bem, semana passada me senti fraco, como se todo o meu esforço, não só o meu, mas de todos os teólogos , que se sentem engajados na luta contra uma lepra que destrói a intelectualidade dos cristãos em pleno o sec. XXI, dentro de nossas igrejas, o fundamentalismo.

O fundamentalismo religioso se apropria da verdade bíblica, engessando a interpretação e parando no tempo, o fundamentalismo cria dogmas encima dos ensinamentos bíblicos, mas não se propõem a revê-los, e outra, agora a bíblia ficou sujeita aos dogmas, as interpretações bíblicas tem que responder os dogmas, e não os dogmas serem revistos a partir do texto bíblico.

Fui e sou membro da Assembléia de Deus, sempre cantei em grupo de jovens, nunca li muito o novo testamento, sempre gostei do velho.

Mas enfim nunca gostei de ir a escolas dominicais, por que gosto de debates sadios, de ver o ponto de vista do outro pensamento Cristão, mas sempre foi-se discutido superficialmente os assuntos nas escolas dominicais e com base somente nos dogmas, onde nem eles mesmos sabem de onde vem ? Como surgiu? Não indo no cerne do assunto, a discussão nunca parte deste pressuposto abrirei aspas.

" Quando foi escrito o texto, por que foi escrito e pra quem foi escrito”, mas achavam que estavam discutindo os princípios eternos da palavra de Deus, mas não o estavam discutindo, antes tentam responder os princípios limitados de nossos dogmas que foram criados para responder uma época em que a igreja precisava de tal resposta, hoje as questões são mais abrangentes e continuam dando as mesmas respostas.

Mas a verdade é que a realidade muda, o mundo muda, então por que eu tenho que da as mesmas respostas para os problemas do mundo, ai a igreja continua dando respostas dignas de gargalhadas para certos assuntos.

Em fim é inacreditável como os crentes bitolados, tem respostas que beiram a infantilidade, que beiram ao suicídio mental, o pior e que essa maneira de colocar o dogma acima dos princípios eternos bíblicos aconteceram na maioria das igrejas evangélicas que passei, querer aplicar um texto que está em um contexto, que não tem nada haver com o nossos dias, e querendo dar as mesmas respostas, a problemas que já não são os mesmos.

Percebo o quão e fácil aplicar respostas prontas, sem um mínimo de sensibilidade, ou afinco em rever de onde veio tal pensamento e por que surgiu o mesmo, uma preguiça, desleixo, comodismo, se esconde atrás desses dogmas aplicados por instituições, onde se tem lideres eclesiásticos que são semi-analfabetos, aonde multidões são guiadas por cegos.

Fomos ensinados que o importante e seguir a bíblia.

Um pastor foi alvo de uma reportagem no fantástico, onde o mesmo tem relações sexuais com a esposa de um membro, onde a mesma diz ter tido um visão, revelação para ter um filho com o pastor, onde esposa e esposo se sentiram compungidos a fazerem a suposta vontade de Deus, onde ele pastor se baseia na bíblia em Oseías capitulo 3 onde diz:

1- E o SENHOR me disse: Vai outra vez, ama uma mulher, amada de seu amigo e adúltera, como o SENHOR ama os filhos de Israel, embora eles olhem para outros deuses e amem os bolos de uvas.

O pastor sem preparo, nem estamos falando em nível teológico, mas o pastor comete um assassinato a língua portuguesa, ele o pastor lê a palavra adultera sem o assento agudo na vogal u, onde se altera a pronuncia da palavra, e o infeliz ainda pede que alguém prove a ele do contrario, meu Deus onde chegamos !

Ao longo do tempo, ha história do cristianismo, foi marcada por banhos de sangue, é bem capaz de se torcermos o velho testamento ele sair sangue, as guerras santas, guerras em nome de Deus.

Propomos uma nova ótica a leitura bíblica, da seguinte forma, que ela passe pela pessoa de Jesus, ate então tínhamos, uma imagem de Deus, pistas sobre Deus, mas em Jesus temos Deus, a revelação de Deus ao homem.

Pois bem comecei falando sobre semana passada, retomaremos, eu e um grupo de pessoas estavamos discutindo sobre algumas questões da igreja, tal como homossexualismo, aborto, e chegamos no casamento a saber separação onde um disse:

-- Casou tem que viver junto pra sempre, essa e a vontade de Deus.
Bem ai fiz uma pergunta:

-- Se uma esposa é espancada, por seu marido alcoólatra todos os dias, então ela tem que viver com ele? Essa é a vontade de Deus pra ela?

Eis a reposta:

-- Se ela casou com ele tem que viver pra sempre com ele, por que a bíblia diz que só pode separar por causa de adultério.

As pessoas assumem para si a bíblia como lei que tem que ser seguida, acima de qualquer coisa.

Talvez esse seja o lado mais negro da religião, colocar o texto a religião acima de qualquer coisa, ate mesmo acima da vida.

Um texto clássico onde vemos o Rabbi Jesus, que quer dizer mestre, No Judaísmo, Rabino é um título usado para distinguir aquele que ensina, aquele que tem a autoridade dos doutores da Torá ou aquele apontado pelos líderes religiosos da comunidade.

Quando o Rabino Jesus, tendo o testemunho de João Batista e o Espírito santo, como aqueles que dão autoridade para sua interpretação da lei, no texto da mulher adúltera (João 8), os escriba compiladores dos livros sagrados, e os fasizeus doutores da lei, perguntam a Jesus e o chamam de mestre reconhecem seu titolo, talvez estivessem perguntando ate com certa ironia, e o Rabbi que faz a observação a interpretação da lei.

Neste texto e colocada claramente duas coisas, um como contra ponto da outra, primeiro a lei de Moises, e segundo a vida da mulher.

Jesus respodende:

-- Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.
Jesus faz sua escolha, entre a lei e a vida, ele fica com a vida, e os escribas e fariseus tem que dar mão a palmatória por que a observação dele sobre a lei foi perfeita.

-- A bíblia não e maior que a vida disse no dialogo, entre o texto e a vida eu fico com Jesus que escolheu a vida.

O apostolo Paulo diz aos romanos que os mandamentos foram destinados a produzir vida, mas a minha interpretação e que gera morte, e a interpretação de Jesus sobre o texto, a lei que gera a religião tem que gerar vida e não a morte.

Ainda sim depois dessas palavras, fui obrigado a ouvir que mais o importante ainda é seguir a bíblia.

Me senti inútil, de nada adiantou meu esforço não consegui trazer luz ao assunto.

INDICAÇÃO:LIVRO, A PIEDADE PERVERTIDA, AUTOR RICARDO QUADROS GOUVEA.

GRAÇA E PAZ KEIKER OLIVEIRA.

2 comentários:

  1. Aprendi que muitas das vezes temos que passar por errado para estar certo, não podemos cobrar uma coisa que a pessoa não possui, se ela não tem luz sobre algum assunto, eu a dou, mas fazer o que se ele não a quer

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez parabéns pela fantástica leitura deste assunto tão peculiar. Como disse Gerson Borges: "A lágrima dos olhos de Deus,é ver os que dizem ser seus vivendo pra si, morrendo pra si.Mesmo assim achando-se filhos de Deus.Não era pra ser assim, não era o que Deus planejou...Mas ver a nossa vida gerando,
    ver a nossa vida frutificando, ver a nossa vida gerando,gerando mais vida".

    ResponderExcluir