sexta-feira, 21 de maio de 2010

Restitui




Como Zaqueu

Os publicanos eram coletores de impostos, mal vistos pelo povo, título tradicional de homens, em cada localidade, empregados do governo romano para cobrarem impostos do povo.

Como trabalhavam para os romanos e muitas vezes faziam cobranças extorsivas, passaram a ter má reputação, sendo geralmente odiados e considerados traidores.
Eram considerados proscritos pela sociedade da época.

Não podiam servir de testemunhas ou juízes, sendo excluídos da sinagoga. Aos olhos da comunidade judaica, essa desonra estendia-se até suas famílias. (fonte: NVI).

No entanto nas suas atitudes relatadas nas escrituras fica explícita a disposição em arrependerem-se: alguns iam ao encontro de João Batista se batizavam.

Outros procuravam conhecer a Jesus. Neste aspecto um personagem marcante foi Zaqueu, o chefe dos publicanos, caso descrito em Lucas 19:1 a 9.

Nossa já perdi a conta de quantas vezes ouvi e vi pessoas cantando um hino muito famoso, que diz :

-- Restitui eu quero de volta o que é meu.

Esta frase, o inicio do refrão, é dirigida como um clamor, uma oração a Deus, e que não reflete em nada a oração a qual Jesus ensinou a seus discípulos, que e:

-- Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o teu nome.

Aprendemos ao se dirigirmos a Deus, ou a uma divindade, deve ser iniciar-se com reverencia, bendizendo suas qualidades, em todo tipo de religião quando ao se aproximar-se de uma divindade, deve-se realizar esse ato com reverencia, com respeito, a um Deus toma-se o cuidado na ora de falarmos com ele, ora Deus está acima de nos, Deus é todo poderoso se reflete a Deus, a imagem do rei, na presença dele, não se pode entrar de qualquer maneira, para falar com ele se pede permição.

Mas quando oramos a Deus, oramos através de Jesus, o Deus que se encarnou, que se fez homens, que rasgou o véu do templo, dando acesso a qualquer pessoa ter acesso o supremo Rei.

A oração que nos fazemos, a maneira como falamos e dirigimos nossas orações, nossas colocações verbais, revelam qual a imagem de Deus que eu tenho, na oração que Jesus ensina Deus é pai “Pai nosso que estais no céu”, outra dimensão é que Deus é Rei “ vem a nos o teu Reino”.

Ouço com bons ouvidos, muitas oração feitas a Deus como ele sendo amigo, confidente, companheiro, é uma nova dimensão da oração, não estou entrando em um palácio, tomando cuidado ao falar com rei, o cuidada que hoje tenho para falar é por que é meu amigo, companheiro e confidente Jesus, com meu amigo Jesus eu sou verdadeiro, sincero, jamais o magoarei com as minhas palavras, e jamais usarei sua amizade para me alto promover.

O que você faria, quando soubesse que tem um amigo querendo levar vantagens na vida, por ser seu amigo?

Querendo arrumar um emprego por que e seu amigo.

Querendo passar no vestibular.

Querendo ganhas causas na justiça por que e seu amigo.

Querendo arrumar namoradas por que é seu amigo.

Mas a uma outra maneira de se dirigir a uma divindade, é se aproximando dela apanas por que me trará beneficio, como já refletimos anteriormente.

Deus por ninguem é usado, manipulado.

Deus é, faz oque quer, age por vontade propria.

Essa oração não e para Deus, é para um idolo, uma imagem que eu criei de Deus, mas sabemos que um idolo nada é, ao se dirigirmos a ele, estamos lançando palavras ao vento.

Quando ouço a oração desta canção, “ restitui eu quero de volta o que é meu”, me lembro de zaqueu, da atitude de Zaqueu.

É ensinado as pessoas que agora que você serve a Deus, você tem direitos, e que o primeiro passo na sua vida e restauração de tudo.

Quero refletir, o que Deus nos deve?

Ja não nos deu a vida? O folego?

Ja não nos salvou? De graça?

Mas quando lemos a biblia e a intepretamos apartir de Jesus, da salvação em Jesus, vemos a atitude de Zaqueu quando tem um encontro com Jesus.

Quero ousar em dizer que quem tem um encontro real com jesus, não pede restituição.

Quem tem um encontro real com Jesus restitui para a vida do proximo, com o melhor que ele tem.

Assiom como fez Zaqueu.

Keiker Oliveira Graça e Paz a todos.
www.webartigos.com

2 comentários:

  1. RESTITUI EU QUERO DEVOLTA O QUE É TEU!

    Mais uma vez parabéns fantástica explanação sobre esse tema tão atual hoje essa mandinga evangélica tem tomado a boca dos cristão e mais se assemelha a um Melô da Declaração do Imposto de Renda. "Restitui..."
    A maior retituição que recebemos de Deus veio atraves do perdão, porque o perdão restitui aquilo que o pecado saqueou.

    ResponderExcluir