segunda-feira, 28 de junho de 2010

Espiritual ou Humano





A espiritualidade em Jesus.


Aos que não conhecem minha história, não sabem que comecei minha caminhada evangélica em uma igreja chamada Deus é Amor, fiquei lá de 1996 há 2001.

Embora esta instituição evangélica não permitir seus membros irem a outras igrejas, mas como pensava ser isto um absurdo e uma atitude ditatorial da parte dos lideres desta igreja, ia sim em outras igrejas, e descobri que os membros de outras igrejas nos consideram bem espirituais, pelo fato da igreja Deus é Amor ser considerada uma igreja de oração.

Desde cedo ao me encontrar no evangelho, fui ensinado que eu tenho que ser e buscar a espiritualidade, ser espiritual.

Perdi a conta de quantas vezes fui a vigílias, quantas campanhas de jejuns fiz, chagava ir a igreja durante a semana todos os dias lá estava eu as 19:00 horas, em cultos que se estendiam sem ética nenhuma até as 10:30 e 11:00, no final de semana nem se conta era sábado de manhã, a tarde e a noite, domingo era do mesmo jeito.

Bem fui fraco e não agüentei em março de 2001 me desviei como se diz no vocabulário evangeliqueis, risos!

O eu já não existia, pois o eu se perdera em busca desta espiritualidade, em vez de encontrar o verdadeiro eu, o jovem carnal já tinha sucumbido.

O homem sempre esteve em busca de um referencial que pudesse levá-lo a um estado maior, levá-lo a perfeição, esta opção seria uma divindade.

Ao se relacionarem com ídolos e ir à busca desta espiritualidade, neste trajeto eu começo a me parecer com ele, começo a ser frio como um ídolo, a não ouvir mais as pessoas, começo a perder a sensibilidade e a intimidade com as pessoas que me rodeiam, pois estou me tornando um ídolo, e agora como um ídolo também desejo ser adorado.

Nesta busca enfreada por essa espiritualidade, gastamos tempo , muito tempo, e já não temos tempo para nos mesmos, pois tínhamos que encontrar esta espiritualidade.

Quantos abriram mão da família, encontros, de um belo passeio, quantos maridos traíram suas esposas pois só pensavam em ir a igreja em busca desta espiritualidade.

Na busca do divino, do intangível, do eterno, atingir o céu na historia da humanidade se tornou impossível, então o povo Judeu fez uma casa para Deus habitar o seu templo.

Mas Deus não pode habitar em casa feita por mãos humanas.

A lacuna entre Deus e os homens continuou latente, o homem não pode entender o ambiente de Deus.

Mas Deus vê a angustia humana, pois nesta busca, imperceptivelmente na busca do sagrado lúdico, ele mesmo, homem se perde, pois não se tem noção do sagrado e inventa um sistema que exclui, maltrata, humilha, e não gera vida, gera morte e injustiça, um sistema egoísta.

O verbo se fez carne, o logos que em Heráclito filosofo, não e mera palavra.

Doutrina filosófica que afirma que todo o universo é corpóreo e governado por um Logos divino (noção que os estóicos tomam de Heráclito e desenvolvem). A alma está identificada com este princípio divino, como parte de um todo ao qual pertence. Este logos (ou razão universal) ordena todas as coisas: tudo surge a partir dele e de acordo com ele, graças a ele o mundo é um kosmos (termo que em grego significa "harmonia").Visto que o homem buscava intensamente essa harmonia e tranqüilidade de vida.

Mas este logos jamais poderia sair de seu estado e se encarnar, mas João vai dizer que o verbo se fez carne, o logos se fez carne e habitou entre-nos, cheio de graça e cheio de verdade.

O homem não poderia ir ao céu ao estado divino para saber como e a espiritualidade verdadeira.

Mas Deus desceu e se fez carne, e eis que a lógica divina e contraria a lógica humana.

Em Jesus vemos como uma divindade vive encarnada, como a divindade assume esta espiritualidade.

Jesus quebra o sistema religioso dos fariseus, que se achavam santo, não sentavam com pecadores, viviam jejuando nas esquinas com rosto triste para mostrar o quando eles se santificavam.

Jesus toma rumo contrario a essa espiritualidade.

Jesus multiplica pães, da de comer as pessoas, fato o povo passava fome, Jesus estava sendo espiritual ou humano, tomando essa atitude.

Jesus cura um cego de nascença, quebra um sistema religioso que exclui, e da dignidade ao cego que agora vê, não é mais amaldiçoado, da mesma forma o cego Bartimeu não precisavam mendigar mais, Jesus estava sendo espiritual ou humano.

Os espirituais Fariseus trouxeram uma mulher pega em ato de adultério, ao mandar executar a lei dizendo quem nunca pecou atire a primeira pedra, Jesus estava sendo espiritual ou humano.
Jesus quando abençoa as criancinhas que no contexto judaico nada significaram eram banalizadas e marginalizadas, e diz as pessoas que estão ao redor que para entrar no Reino de Deus tem que ser como uma criança, imagine um fariseu santo ter que ser como um ser insignificante, Jesus estava sendo espiritual ou humano.

Quando Jesus pergunta quem o tocou a caminho da casa de Jairo, como rabino santo e intocável, pergunta quem o tocou, aquele mulher imunda, que perdera sua identidade, pois agora era mulher do fluxo de sangue, Jesus pouco se importa com o fato de se tornar imundo, pouco lhe importava sua espiritualidade, mas o mais importante era integrar aquela mulher novamente a sociedade, pois ela já não é mais a mulher do fluxo de sangue, agora e bem aventurada pois a tua fé te salvou.

Enfim no caminho louco da religiosidade, perdemos nossa humanidade, nossa identidade, pois alcançar tal ápice é muito difícil, e é necessário abandonar a minha própria vida.

Mas Jesus pouco se importa com essa espiritualidade, na verdade critica esses tais que em busca dessa espiritualidade impedem a si mesmo e os outro s de viverem uma vida sem julgamentos.

Embora, agora sabemos que a verdadeira espiritualidade é ser humano, pois o filho de Deus, a divindade encarnada foi mais humano que espiritual.

O cavalo já nasce cavalo se ele não morrer ele vai ser um cavalo.

Um cachorro se não morrer ele vai se tornar cachorro.

E assim vai nesta cadeia, mas o sendo humano, não nasce sendo humano, ele vai se humanizando sendo humano, e este em estado indefinido precisa de um referencial, e esse referencial é Jesus Cristo, esse sim é o verdadeiro ser humano.
Fica a pergunta se estamos nele e não conseguimos ser humanos, algo esta errado, pois somos conduzidos a buscar muito mais uma espiritualidade ufanista e irreal, pois espiritual como uma divindade Jesus já sabia que para nos seria impossível, por isso Jesus nos mostra como ser mas humanos que espirituais.

Mas em nossas igrejas só se busca o ser espiritual e o sendo humano foi colocado de lado, isso explica tanta barbaridade na historia da igreja antiga e atual.

Na busca desta espiritualidade, a insencibilidade humana para com a vida leva o sendo humano parecer mais um ET que um ser humano.

A proposta de Jesus e ser o aqui o que fui destinado a ser e ponto.

4 comentários:

  1. E mais um critiquem , elogiem, discordem, para o bem do pensador

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Temos mesmo essa coisa de mistificar tudo.
    Eu também tinha essa "visão espiritualizada" expressanda no texto principalmente no que se referia a vida eterna. Mas, hoje lendo as escrituras, observo que vida eterna antes de assumir uma conotação de longevidade, assume a conotação de uma qualidade de vida.
    Quando Cristo falou de vida eterna estava sempre falando de uma qualidade de vida que Ele tinha a oferecer.

    Ah,quanta vida eterna eu perdi...

    Parabéns Keiker essa mensagem é digna de Ricado, você precisa pregar ela qq dia.

    ResponderExcluir
  4. valeu Grande amigo e irmão, suas palavras sempre me dão esperança, pregar ela, não sei esquecerem não só de mim mas de vc, mas os quebra galhos sempre estão prontos, suas palavras em meio a tanto descredito que depositaram em me confortam e sei que um dia chegaremos la, ja nem tenho a pretenção de que me entendaum não entenderam jesus, mais a verdade e que o novo assusta, e traz desconforto, em fim valeu abraços nem vou arrumar pregadror pro proximo culto pra vc pregar, keiker

    ResponderExcluir