segunda-feira, 11 de abril de 2011

Como falar de Deus a Realengo ?


É hora de Chorar

No dia 7 de abril de 2011, a nação Brasileira foi abalada por um atentado em massa, um jovem armado entrou em uma escola em Realengo cidade do Rio de Janeiro, desferindo tiros a queima roupa em adolescentes, onde 12 veio a falecer.

Assistindo as cenas da barbárie pela televisão, crianças sangrando, a revolta da sociedade e a dor dos familiares e pais das vitimas, como formando em teólogo e futuro pastor, me fiz uma pergunta:

-- Como falar de Deus para essas pessoas?

Em tese quando religiosos fundamentalistas propõem tais respostas, não responde a esse infortúnio a partir do sofrimento humano, mais partem em defesa da imagem que eles possuem de Deus.

O que eu iria dizer para essas famílias como um cristão?Como confortar tanta dor e angustia?Não posso chegar e dizer que foi a vontade de Deus, por que Deus é vida, não faz sentido dizer isso para pais que perderam seus filhos por um psicopata frio e calculista, por que entre “ aspas” estaria dizendo que Deus não fez nada, como dizer para eles que Deus virou as costas para seus filhos na flor da idade por desfrutar uma vida.

Como eu posso dizer que Deus tem um propósito, Deus é pleno e para realizar seus objetivos não pode usar o mal, é como se em um jogo Deus estivesse perdendo e pra ganhar ele fosse obrigado e tentado a usar a carta do mal, Deus é Deus não poder ser tentado por nada, como já disse e pleno completo em si mesmo, Deus é amor.

A busca do ser humano por respostas, arranca toda sensibilidade do homem, a ciência não se preocupa em possuir todas as respostas, e por que a religião tem que obter todas as respostas?

Deus não carece de quem o defenda, Deus é Deus e pronto, quando tentamos buscar essas respostas, esquecemos do ser que sofre, e daí damos respostas frias, vazias, sem sentimentos, pois quem conhece Deus? Quem o viu? Só o conhecemos por relacionamentos subjetivos, e a única coisa que temos são imagens de Deus, e como a nossa imagem de Deus e seu filho Jesus Cristo quero partir daqui uma resposta.

No capitulo 11 do evangelho segundo a João, o escritor vai relatar um momento triste de duas irmãs que acabara de perder seu irmão, Marta e Maria, Jesus chega quatro dias depois de Lazaro ter falecido.

Jesus vai dialogar com Marta e dizer que ele ressuscitará, que era uma esperança escatológica (fim dos tempos) dos judeus, mais essas palavras não confortaram Marta, é bem claro no relato que ela nem tem condições de entender o que Jesus disse, as palavras de Jesus soam frias, vazias, as palavras de Jesus não consegue acalmar e nem consolar as duas irmãs.

Só resta a Jesus chorar, Jesus ao ver, assistir a angustia dessas duas irmãs fica extremamente sentido com a situação, e chora.

Em horas de tanta dor e sofrimento, respostas não serve como consolo, não ameniza a dor, e muitas das vezes fazem muitas pessoas se revoltarem contra Deus, como tais frases.

“Deus sabe o que faz, Deus tem um propósito”.

Há um mês o Japão passou por um tsunami que abalou o país, uma usina nuclear, muita morte e tristeza, mas vi muita gente ousando em dizer é a mão de Deus contra aquela nação idolatra.

Saí em defesa da vida dizendo:

-- Não é a mão de Deus.

Hoje fico pensando, algumas nações hoje podem estar dizendo é a mão de Deus contra o Brasil, um país cheio de corrupção e pornografia.

Só nos resta fazer o que Jesus nosso meigo mestre fez, assim como ele chorou com Marta e Maria, só podemos chorar com os que chorão.

3 comentários:

  1. Sem se esquecer que a sociedade fabrica esses psicopatas loucos ou o que vcs queiram chamar.
    Pois a individualidade do individuo acaba excluindo o diferente, fazendo as pessoas se sentir de uma forma inferiorizada e solitária. Tornando - se, isca fácil para o malvado, sendo manipulado a tal ponto de até “matar”. Isso inclui a religião no todo, pelo fato de ser pessoas fragilizadas pela vida que freqüenta esses ambientes.
    Por isso lendo sobre Jesus vejo nele o próprio Deus, e as atitudes de Deus são sempre a mesma “Amor”.
    Deus ama a todos, por isso Ele esta contigo em todos os momentos da sua vida, para te consolar. Onde esta Deus na minha dor? Eu te respondo Ele estar te consolando, chorando mais querendo que supere esse estagio da sua vida.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Claudinho, nos tentamos sempre achar um culpado para nossos sofrimentos, sem tirar a parcela de culpa do atirador, ele e mais uma vitima desse sistema, diabólico, que privilegia poucos e oprime muitos, e dai dizemos que foi ato isolado, isolado coisa nenhuma, em toda a esquina tem alguém se voltando e se revoltando com o sistema, seja ele lúcido ou louco, mais o fim e virar e dizer que não temos culpa nenhuma.

    ResponderExcluir
  3. É verdade Keiker nossa tentativa de explicar uma tragédia nos põe em pé de igualdade com os famosos amigos de Jó. Pior que a tragédia é a tentativa de explicá-la e entende-la. Somos ignorante acerca do mundo e suas contingências.

    Chorar é o primeiro e o maior gento de humanidade.
    Parabéns!

    ResponderExcluir